|
A origem da expressão tem data, veículo e autor conhecidos, o que é raro no vocabulário popular brasileiro. Quase todo ditado chega sem certidão; este chegou com página de revista.
Nelson Rodrigues era dramaturgo, romancista e cronista esportivo, e escrevia sobre futebol com o mesmo vocabulário exagerado que usava no teatro. Suas crônicas trocavam a estatística pela metáfora, e o leitor da época já esperava dele uma frase que grudasse.
Em maio de 1958, a seleção brasileira se preparava para a Copa da Suécia sob o peso da derrota de 1950. O país tinha construído um estádio para ser campeão em casa, perdeu o título na última partida, e passou os anos seguintes explicando a si mesmo por que aquilo tinha acontecido.
A crônica que apresentou a expressão foi publicada na Manchete Esportiva pouco antes do embarque da delegação. O texto pedia que o brasileiro parasse de se ver como o menor de todos, e a definição que Nelson deu ao termo aparece logo nas primeiras linhas.
"Por 'complexo de vira-latas' entendo eu a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo." Nelson Rodrigues, Manchete Esportiva, 31 de maio de 1958, reunida em À sombra das chuteiras imortais, Companhia das Letras, 1993 |
A palavra escolhida tinha peso próprio no português brasileiro. Vira-lata é o cão sem raça definida, o que revira lata de lixo para comer, e o termo já servia de xingamento de rua muito antes de virar diagnóstico coletivo numa revista esportiva.
Da mesa de redação até a discussão de internet
1. o Brasil perde a final de 1950 no Maracanã para o Uruguai e transforma a derrota em trauma nacional
2. Nelson Rodrigues publica em maio de 1958 a crônica que apresenta o termo complexo de vira-latas
3. a seleção vence a Copa da Suécia e a expressão ganha a autoridade de quem previu o resultado
4. o termo escapa do futebol e passa a nomear a preferência automática pelo estrangeiro em qualquer área
5. a internet transforma a frase em rótulo de discussão, e ela vira arma retórica contra quem critica o nacional
A adesão foi rápida porque a metáfora dispensa explicação. Quem nunca leu a crônica entende o sentido na primeira vez que ouve, porque a cena do cachorro que abaixa a cabeça diante do cão de raça está disponível na memória de qualquer brasileiro.
A força da expressão vem da humilhação embutida na palavra escolhida. Nelson não disse que o brasileiro era modesto ou inseguro, disse que ele se comportava como bicho sem dono, e o desconforto do termo era exatamente o efeito pretendido. |
O próprio autor voltou ao assunto outras vezes ao longo dos anos, sempre com o mesmo argumento: a técnica brasileira nunca foi o problema, o problema era a cabeça que entrava em campo pedindo licença antes de jogar.
|